top of page
 
O Simpósio Internacional de Estudos Antigos,
 organizado a cada dois anos pelo grupo “Filosofia Antiga” da UFMG, é o principal evento da linha de Pesquisa em Filosofia Antiga e Medieval do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG.
 

 

 

Em sua quinta edição, o Simpósio terá por tema o debate sobre os modos de transmissão e de recepção das teses e problemas da filosofia pré-socrática na Antiguidade. A abordagem deste tópico se revela fundamental para se compreender o legado da primeira geração de filósofos e para se tentar reconstituir em suas grandes linhas, a partir do emaranhado de testemunhos e fragmentos, suas teses e doutrinas. A pergunta pelo como se deu a recepção, assimilação, apropriação e refutação de suas ideias ao longo dos séculos que os separam de suas fontes no mundo greco-romano constitui um dos pontos nevrálgicos do estudo do pensamento anterior a Platão. Trata-se de compreender o movimento do pensamento e o horizonte da investigação da primeira geração de filósofos e de verificar de que modo a história das ideias e a sua discussão constituiu o motor da gênese e da dinâmica da investigação dos autores que viriam a constituir nossas principais fontes para o seu estudo. Não tendo gozado da fortuna de ter sua produção filosófica, investigações e reflexões, conservadas de primeira-mão, a filosofia que se convencionou denominar Pré-Socrática é totalmente dependente dos autores em cujas obras é possível conhecer e reconhecer os seus traços e preocupações principais. O estudo deste período da história da filosofia se traduz assim num esforço em fazer dialogar, no interior mesmo das fontes, os autores das obras em que as ideias e teses pré-socráticas aparecem citadas, mencionadas, interpretadas e discutidas, e os autores dessas. As dificuldades não são poucas, na medida em que o ponto de partida para se tomar o que seria genuinamente o pensamento de um dado Pré-Socrático é, ao mesmo tempo, também aquele que o qual se quer confrontá-lo.  Trata-se, então, de um terreno minado, mesmo sendo um campo instigante e fértil para a especulação filosófica. Além do mais, o esforço em trazer às claras os bastidores deste confronto nem sempre aberto e deliberado de ideias e teses constitui um belo laboratório para se perceber o vir-a-ser e o desenrolar da própria filosofia em seu movimento através da história.

 

O evento contará com conferências,  mesas-redondas, além de dois mini-cursos a serem ministrados por especialistas estrangeiros tendo em vista a introdução dos participantes no campo de pesquisa e no manuseio das ferramentas próprias ao estudo da filosofia pré-socrática.

Siga-nos no facebook!

  • Wix Facebook page
Faça sua inscrição aqui e aguarde nosso contato!
(Prezados participantes, as inscrições para AMBOS os mini-cursos estão agora encerradas)

Sua inscrição foi encaminhada com sucesso! Aguarde o nosso contato.

Promoção:
Apoio:
bottom of page